Voltar
06/01/2022
|
última atualização em
06/01/2022 às 16:27
Compartilhe esta notícia:
Compartilhe esta notícia:
Sistema é utilizado em planejamento e ordenamento territorial
A Prefeitura de Nova Lima já disponibilizou para a população o Sistema de Informações Geográficas de Nova Lima (GeoPNL) em que podem ser visualizadas diversas informações e serviços, por meio de camadas para consulta e utilização de ferramentas para análise, gestão ou representação do espaço e dos fenômenos que ocorrem no município.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O GEOPNL
O Sistema de Informações Geográficas (SIG) é uma ferramenta que vem sendo utilizada cada vez mais pelos órgãos públicos e privados. Uma das suas principais aplicações é no planejamento e ordenamento territorial, como controle e monitoramento urbano e ambiental de uma cidade.
Atualmente, encontram-se disponíveis no GeoPNL várias informações, como localização dos equipamentos urbanos de saúde e educação, nomes de logradouros com seu respectivo CEP, localização de pontos de ônibus, curvas de níveis, hidrografia, acesso à rede de referência cadastral do município, entre outras. O cidadão também pode realizar análises, como medição de distância entre pontos de interesse e de áreas, conversão de coordenadas e estimativa de um raio, por exemplo para saber qual unidade pública se encontra próxima à localização do interessado; e ter acesso a ferramentas de impressão do mapa da área de interesse, bem como fazer a adição de dados a mapas no formato kml e shapefiles.
MAIOR AGILIDADE E ATUALIZAÇÃO PERMANENTE
O sistema traz vantagens em ganho de tempo e agilidade em respostas a informações para a população em geral e profissionais, que não precisarão mais se deslocar ou fazer contatos por telefone ou e-mail, exceto em casos específicos, para algum tipo de serviço.
Profissionais da área de arquitetura e engenharia, por exemplo, podem acessar as informações dos equipamentos urbanos mais próximos da área onde um projeto será realizado, obter a monografia dos vértices da Rede de Referência Cadastral Municipal, ter facilidade na elaboração de levantamentos georreferenciados, como também obter informações relacionadas ao relevo e hidrografia, que auxiliarão na elaboração de um anteprojeto ou estudo de viabilidade e análises de risco.
O projeto envolve o atendimento do público interno (Prefeitura) e externo (população) em diversos níveis de informação. Espera-se que, além das camadas e ferramentas já disponibilizadas, sejam incluídas futuramente novas informações como, por exemplo, camada de lotes, áreas verdes municipais, áreas de risco, monumentos naturais, áreas de preservação, assim como fotografias aéreas, zoneamento municipal, elaboração de rotas e análise de declividade, entre outras ferramentas, para consultas e download, levando-se em consideração a Infraestrutura Nacional de Informações Espaciais - INDE e a Lei de Acesso à Informação. Novos dados poderão ser incluídos, visando sempre melhorar o desempenho e a execução das tarefas. Trata-se de um processo em constante construção e atualização das informações.
Em caso de dúvidas ou sugestões, o cidadão pode enviar email para geoprocessamento@pnl.mg.gov.br.
Você também pode querer ler:
Não há notícias
relacionadas
Tags: